II Seminário sobre Orientação Sexual e Identidade do Gênero – é hoje!

Enfrentamento à homofobia

Programa Diversidade Sexual e Gênero na Educação, da Secretaria Municipal de Belo Horizonte, promove seminário que discute a inclusão dos alunos LGBT nas escolas

Acontece, nos dias 10, 11 e 12 de agosto, o II Seminário sobre Orientação Sexual e Identidade do Gênero. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Contagem, contará com mesas redondas e debates que irão tratar da inclusão e permanência de estudantes lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) nas escolas municipais [veja programação completa lá embaixo!].

A programação é voltada para Diretores e Vices das escolas municipais e Membros dos Conselhos Municipais de Educação de BH e Contagem. O objetivo é a capacitação desses profissionais para lidarem com questões ligadas à diversidade sexual dentro das escolas, combatendo a cultura homofóbica que acaba por gerar a evasão de alunos LGBT das instituições de ensino. Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) aponta que, nas escolas públicas brasileiras, 87% da comunidade, incluindo alunos, pais, professores e servidores, possuem algum tipo de preconceito contra homossexuais.

Diante desse dado, José Wilson Ricardo, coordenador do Programa Diversidade Sexual e Gênero na Educação, ressalta que a iniciativa é de extrema importância, pois “a escola é considerada um espaço decisivo e privilegiado para contribuir na construção de uma consciência crítica e no desenvolvimento de práticas pautadas pelo respeito à diversidade e aos direitos humanos”. José Wilson é também presidente da ONG Instituto Horizontes da Paz (afiliada à ABGLT) que luta pelos direitos humanos LGBT e é uma das apoiadoras do Seminário.

O evento conta com a presença da Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, Macaé Maria Evaristo, com o sociólogo e Doutor do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (INEP), Rogério Junqueira, e da presidente da Associação Brasileira de Pais e Mães de Homossexuais, Edith Modesto, entre outros profissionais da área. Serão discutidas também propostas aprovadas na Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010) relacionadas à questão de gênero e diversidade sexual na escola.

Clique para ver a programação em tamanho maior!

Anúncios

Os comentários estão desativados.