“Educação Gay – é uma escolha?”

Este vídeo de animação está no YouTube e já foi até enviado para a lista de discussão do Gudds!. Agora resolvemos trazê-lo para debate aqui e queremos sua opinião: o que você achou? É válido? Ele esclarece ou confunde?

Assista:

Anúncios

Uma resposta para ““Educação Gay – é uma escolha?”

  1. Como eu já disse no twitter. Gosto muito do vídeo, acho excelente para mostrar para os pais, ou para algum tipo de sensibilização. Mas ele tem seus problemas….

    1) Ele traz uma visão da homossexualidade como algo natural, qnd as teorias queer tendem a ver justamente de forma oposta. Tanto a homossexualidade como a heterossexualidade para as teorias mais atuais são vistas como construções sociais artificiais ou nas palavras de butler, como uma performance. Tanto é que Bulter sempre diz “being a lesbian is what I’ve been.” Fugindo dessas noções estanques de naturalidade e de fixidez.

    2) O vídeo traz também uma proposta biológica para a origem da homossexualidade. Por mais que os dados científicos apresentados alí podem ser fortes, ao buscar uma razão biológica de ser para a homossexualidade deve-se sempre tomar cuidado para na verdade não reforçar preconceitos e passar a idéia da homossexualidade como uma doença ou disfunção que deve ser tratada. Uma leitura no cápitulo da História da Sexualidade v.1 em que Foucault explica o surgimento da Scientia Sexualis é recomendada para entender melhor essa discussão da sexualidade sendo vista pelo campo do saber da medicina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s